1º Congresso Mundial de Salsa de Portugal 2002
 
 
 

Realizado no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, nos dias 8, 9 e 10 de Novembro de 2002, o 1ª Congresso Mundial de Salsa em Portugal foi sem dúvida um marco importante no panorama das Danças Sociais e da Dança em geral no nosso pais. Com uma participação diária de mais de 1000 dançarinos e aficionados das várias partes do Pais e do estrangeiro, estes tiveram oportunidade de aprender, ver e dançar com os melhores professores e bailarinos do mundo da Salsa internacional, num mega evento que incluiu workshops, espectáculos, festas, seminário, mostras de vídeo e venda de produtos. Estiveram presentes nomes como Tropical Gem, de Milão (considerados o melhor grupo de Salsa a nível mundial), Rogélio Moreno de Los Angeles (director de uma das mais prestigiadas companhias de Salsa do mundo) entre outros nomes de relevo no panorama da Salsa internacional.

Foi, sem dúvida, uma iniciativa que fala por si, e que veio colocar Portugal no circuito mundial dos grandes eventos de Salsa.

Foi também uma oportunidade privilegiada de dar a conhecer ao mundo o trabalho realizado por muitas Escolas no âmbito do ensino, desenvolvimento e criação de uma tradição de Salsa nacional, como parte da grande família global.
Este evento foi, sem dúvida, um momento de partilha, encontro, enriquecimento e verdadeira alegria.

Os espectáculos representaram um dos pontos mais altos do evento, proporcionando momentos de rara beleza. Durante duas noites, o palco do auditório encheu-se de cor, de ritmo e alegria, coroado de aplausos pelos mais de mil apaixonados desta arte de dançar que assistiram pela primeira vez em Portugal, a um evento desta magnitude. Tendo como Mestre de cerimónias o DJ profissional de musica Latina Pepe Bassan de Milão, no espectáculo participaram alguns dos mais prestigiados bailarinos do panorama mundial da Salsa, que brilharam pela qualidade técnica e interpretativa dos seus trabalhos coreográficos. Foram sem dúvida duas noites inesquecíveis, que ficaram na memória de muitos. Espectáculos a repetir anualmente nos Congressos Mundiais de salsa em Portugal que se seguirão e que contarão com a organização da anfitriã Academia de Artes espassolatino. É também de referir o fantástico seminário sobre a " História da salsa " apresentado por Enzo Conte, bailarino. professor e escritor com dois livros editados sobre esta temática.

Artistas
espassolatino (lisboa, portugal); Tropical Gem (milão, itália); Rogélio Moreno Dance Company (los angeles, usa); Mambo Swingers (valencia, espanha) ; Barbara Sirio y Cesare Diliddo (ivrea, itália); Jose Antonio Soto y Mila (madrid, espanha) ; Pedro Vieira "Petchú" (luanda, angola); Mark Dooley (áfrica do sul); Enzo Conte (roma, itália)

 
 
 
 
 

O II Congresso Mundial de Salsa em Portugal, organizado pelo Espasso Latino, decorreu nos dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2003 no Teatro Camões no Parque das Nações, em Lisboa. Este evento foi considerado pela qualidade artística e académica dos seus bailarinos e professores convidados e pelo local onde foi realizado, o maior e mais prestigiado evento da Salsa Portuguesa, incluindo na sua programação três dias de espectáculos, workshops, seminários e festas.
Depois do grande sucesso alcançado pelo I Congresso Mundial de Salsa em Portugal em Novembro de 2002, realizado no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária que contou com uma participação diária de mais de 1000 dançarinos e aficcionados das várias partes do País e do estrangeiro, o Espasso Latino conseguiu um novo salto qualitativo, ao ter escolhido para cenário deste mega evento o Teatro Camões, sede da Companhia Nacional de Bailado, tendo conseguido lotar o tão prestigiado Teatro.
Reunindo um palmarés de Artistas Internacionais e Nacionais único, este Congresso em 2003 honrou-nos com 3 noites de espectáculos inesquecíveis, mais de 24 workshops para todos os níveis, 3 noites de Festas com a participação de DJs convidados, muita animação e três seminários relacionados com a temática da salsa.
Durante três dias tivemos oportunidade de aprender, ver e dançar com os melhores Professores e Bailarinos do mundo da salsa internacional, assim como com a participação dos melhores artistas do panorama actual da Dança Contemporânea Portuguesa.

Ao pretender elevar o estatuto da Salsa como dança social e recreativa que é, e conferir-lhe, ao nível profissional, o já tão merecido estatuto de Arte, o Espasso Latino conseguiu transpôr as barreiras da tradição e colocar lado a lado no mesmo palco Bailarinos Profissionais de Salsa e de Dança Contemporânea. Bailarinos como Benvindo Fonseca ( Coreógrafo e ex-Primeiro Bailarino da Gulbenkian ) e Jhesus Aponte ( Vencedor do Campeonato do Mundo de Salsa 2003 realizado em San Juan de Puerto Rico ), mostrando ao mundo que a evolução e o crescimento Artístico do Homem passa por não limitar o seu acto mais íntimo e verdadeiro: o Acto da Criação.

O II Congresso Mundial de Salsa em Portugal 2003 foi, sem dúvida, uma iniciativa que fala por si, conferindo-lhe um destaque preponderante no circuito mundial dos grandes eventos de Salsa.


 

 

 

 

Artistas
Jhesus Aponte ( Porto Rico ); Tropical Gem (Milão); Sacuye Latin Dancers ( Suécia ); Roi e Talia ( Madrid ); Jayson Molina ( Nova York ); Jose Antonio Soto & Mila ;(Madrid) ; Barbara Sirio & Cesare Diliddo (Milão) ; Angel Rojas ( Cuba ); Pétchú (Angola ) ; Espasso Latino (Lisboa) ; Grupo C do Espasso Latino ( Lisboa ); Porto Espasso Latino ( Porto ); Companhia de Dança Sabor Latino ( Porto ); Espaço de Dança ( Lisboa ); Latin Quarter ( Lisboa ); Ritmo Azul ( Porto ); Sabor Tropical ( Lisboa )
Participação especial: Benvindo Fonseca ( Portugal ); André Maia ( Portugal ); Patrícia Bull ( Portugal ); Aéreos ( Portugal ); Osvaldo Pégudo ( Cuba ); Myrna Renaud ( Porto Rico )

 

 

 
 

O 3º Congresso Mundial de Salsa em Portugal, decorreu nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2004 no Centro de Congressos do Estoril.

Considerado o maior e mais prestigiado evento da Salsa Portuguesa, e contando com a organização e produção da Academia de Artes espassolatino, o III Congresso Mundial de Salsa em Portugal 2004 teve a honra de apresentar como seu convidado especial (para além de muitos outros) Johnny Vasquez "O Príncipe da Salsa", considerado mundialmente o maior bailarino de salsa de todos os tempos.

Durante 3 dias o Centro de Congressos do Estoril foi palco de uma mega produção que incluiu na sua programação 3 grandes noites de festas com os melhores DJs internacionais e animação dos bailarinos e professores convidados, espectáculos e workshops.

Depois do grande sucesso alcançado pelo II Congresso Mundial de Salsa em Portugal, realizado no Teatro Camões no Parque das Nações, em Novembro de 2003, e que contou com uma participação diária de centenas de dançarinos e aficcionados das várias partes do país e do estrangeiro, o III Congresso Mundial de Salsa em Portugal foi, uma vez mais, pelo palmarés de artístas internacionais e nacionais que apresenta, um evento de grande destaque no panorama da Salsa Mundial.

Artistas convidados
Johnny Vasquez e su Império Azteca ( Los Angeles ); Sacuye Latin Dance ( Suécia );
Jorge Santana e Marta Gonzales ( Porto Rico e Espanha); Agustim Williams ( Zaire ); Rebeca e Guillermo ( Madrid ); Companhia de Dança Espasso Latino ( Lisboa ); The Latin Quarter ( Lisboa ); Sabor tropical ( Lisboa ); Grupo Cabo verde ( Lisboa ); Grupo C Espasso Latino ( Lisboa ); Companhia de Dança Sabor Latino ( Porto ); Dance with us ( Porto ); Espaço de Dança ( Lisboa )

     
     
     

O IV Congresso Mundial de Salsa em Portugal, decorreu nos dias 22, 23 e 24 de Abril de 2005 no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária na Cidade Universitária em Lisboa.

Este evento anual é considerado pela qualidade Artística e Académica dos seus Bailarinos e Professores convidados, o maior e mais prestigiado evento da Salsa Portuguesa, reunindo um palmarés de Artistas Internacionais e Nacionais único. Em 2005, estes artístas honraram-nos com 3 noites de espectáculos inesquecíveis, incluindo a estreia mundial do musical latino "Latin fever " com 25 bailarinos em palco, 20 workshops para todos os níveis e animações fantásticas nas 3 noites de Festas com a participação de DJs convidados.

Os espectáculos representaram um dos pontos mais altos do evento, proporcionando momentos de rara beleza. Durante três noites, o palco do Auditório da Faculdade de Medicina Dentária encheu-se de cor, de ritmo e alegria, recebendo os maiores nomes do panorama da salsa internacional e nacional, assim como grandes nomes da dança Contemporânea Portuguesa, nomeadamente o grande bailarino e coreografo Benvindo Fonseca.
As festas de dança social foram também momentos de grande alegria, descontração e interacção entre todos os participantes e os bailarinos e professores convidados.

Foram, sem dúvida momentos de energia inebriante sob a responsabilidade e mestria dos excelentes DJ´s convidados para este grande evento, nomeadamente Nuno Melo, Paula Loureiro e Hugo Leite. Durante a noite todos os participantes foram brindados com momentos de animação realizados pelos melhores bailarinos do mundo!!!

ste congresso foi organizado pela EDSAE- Escola de Danças Sociais e Artes de Espectáculo, instituição direccionada para o ensino da Dança, que tem como filosofia e principais objectivos promover o desenvolvimento dos seus alunos nas suas vertentes física, mental, artística e cultural.

Artistas convidados
Johnny Vasquez e su Império Azteca (Los Angeles); Tropical Gem (Milão); Sacuye Latin Dancers ( Suécia); Stacey Lopez (PortoRico); Salsa Y Punto (Venezuela); Sabor a Fuego (Sevilha); David & Gemma (Barcelona); Ray Pradell Y Maria José (Barcelona); Fusion Salsera;
Juan & Graciana (Argentina); Companhia de Dança Espasso Latino (Lisboa); JD Freestyle (Lisboa); Afro Latin Connection (Porto); Companhia de Dança Sabor Latino (Porto); Young Salsa Group (Portalegre); Helsar Dancers (Porto); Latin Fever (Lisboa); The Latin Quarter (Lisboa); Espaço de Dança (Lisboa)

     
     
     

 
O V Congresso Mundial de Salsa em Portugal, organizado pela EDSAE - Escola de danças Sociais e Artes de Espectáculo, decorreu nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2006 no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária na Cidade Universitária em Lisboa.
Este evento é considerado pela qualidade Artística e Académica dos seus Bailarinos e Professores convidados, o maior e mais prestigiado evento da Salsa Portuguesa, reunindo um palmarés de Artistas Internacionais e Nacionais único, que nos honraram com 3 dias de espectáculos inesquecíveis, 20 workshops para todos os níveis e as melhores Festas com a participação de DJs convidados e muita animação.
Os espectáculos representaram um dos pontos mais altos do evento, proporcionando momentos de rara beleza. Durante três noites, o palco do Auditório da Faculdade de Medicina Dentária encheu-se de cor, de ritmo e alegria, recebendo os maiores nomes do panorama mundial da salsa internacional e nacional. 

Artistas Convidados
Johnny Vasquez e su Império Azteca (Los Angeles); Tropical Gem (Milão); Sacuye Latin Dancers ( Suécia); Salsa Y Punto (Venezuela); Sabor a Fuego (Sevilha); David & Gemma (Barcelona); Fusion Salsera; Juan & Graciana (Argentina); Companhia de Dança Espasso Latino (Lisboa) ; Agustin Williams Y Mambo in action (Zaire); JD Freestyle (Lisboa); Afro Latin Connection (Porto); Companhia de Dança Sabor Latino (Porto); Young Salsa Group (Portalegre); Helsar Dancers (Porto); Latin Fever (Lisboa); The Latin Quarter (Lisboa); Espaço de Dança (Lisboa)
     
 
 
    O VI Congresso Mundial de Salsa em Portugal, organizado pela EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes de Espectáculo, decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2007 no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária na Cidade Universitária em Lisboa.